PREFEITURA DE VASSOURAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL
ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A DIMENSÃO COGNITIVA
O QUE QUEREMOS? PROMOVER ATIVIDADES QUE CUBRAM AS SEGUINTES ÁREAS:
1- PERCEPÇÃO GLOBAL DO CORPO;
2- TOMADA DE CONSCIÊNCIA DO ESPAÇO GESTUAL;
3- CONHECIMENTO DO CORPO.
O QUE ESTAMOS TRABALHANDO? PERCEPÇÃO GLOBAL:
QUAL É O NOSSO OBJETIVO? PROPOR ATIVIDADES PARA QUE A CRIANÇA DESENVOLVA A PERCEPÇÃO GLOBAL DE SEU CORPO, DA SUA UNIDADE E DE SUA POSIÇÃO NO ESPAÇO. PODERÃO SER TRABALHADAS AS POSIÇÕES DO CORPO E AS DIVERSAS POSSIBILIDADES DE DESLOCAMENTO: EM PÉ, SENTADA, AGACHADA E DEITADA.
EM PÉ: UTILIZAR UM ESPELHO PARA QUE A CRIANÇA TENHA O CONTROLE VISUAL DA POSIÇÃO EM QUE ESTÁ E UMA CAIXINHA QUE POSSA SER COLOCADA SOBRE A CABEÇA DA CRIANÇA, CONTROLANDO ASSIM A POSIÇÃO VERTICAL EM QUE A CRIANÇA SE ENCONTRA.
SUGESTÕES:
· PEDIR QUE AS CRIANÇAS FIQUEM DE PÉ E APOIEM-SE NA PAREDE O MÁXIMO POSSÍVEL;
· FICAR RETO EM FRENTE A UM ESPELHO E COLOCAR SOBRE A CAEÇA UMA CAIXINHA QUE CAIRÁ CASO A CRIANÇA NÃO ESTEJA RETA;
· BRINCAR DE CRESCER, ESTICANDO-SE O MÁXIMO QUE PUDER;
· MASSAGEM NOS PÉS: ALTERNAR O PONTO DE APOIO ENTRE A PONTA DO PÉ E O CALCANHAR VÁRIAS VEZES;
· O REI FALOU PARA FICAR: DE PÉS SEPARADOS, DE PÉS JUNTOS, COM A PONTA DOS PÉS PARA DENTRO, COM AS PONTAS DOS PÉS PARA FORA, NA PONTA DOS PÉS, DE UM PÉ SÓ.
SENTADA: A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DA POSIÇÃO SENTADA PASSA PELA VARIAÇÃO DOS LUGARES ONDE SE PODE SENTAR E DA POSIÇÃO QUE OS MEMBROS INFERIORES ADQUIREM.
SUGESTÕES:
· EXPERIMENTAR DIFERENTES LOCAIS ONDE POSSA SENTAR-SE: CADEIRA, CHÃO, BANQUINHO, ALMOFADA, TAPETE, ETC.
· A CRIANÇA DEVERÁ DESCREVER O LOCAL ONDE ESTÁ SENTADO, A POSIÇÃO DE SUAS PERNAS E BRAÇOS, SE OS PÉS ALCANÇAM OU NÃO O CHÃO.
· ESTIMULAR A POSTURA CORRETA AO SENTAR-SE: COLUNA RETA AO ENCOSTO, PÉS ALCANÇANDO O CHÃO E PREOCUPAÇÃO COM O CONFORTO E PROTEÇÃO À CRIANÇA.
AGACHADA: A CRIANÇA PODERÁ PERCEBER A POSIÇÃO EM QUE SE ENCONTRA FICANDO DE FRENTE PARA OUTRA CRIANÇA QUE ESTARÁ À SUA FRENTE NA MESMA POSIÇÃO E DESCREVENDO O QUE VÊ.
SUGESTÕES:
· BRINCAR DE IMITAR O COLEGA COM DIFERENTES GESTOS, MAS A POSIÇÃO AGACHADA DEVERÁ PERMANECER DURANTE A BRINCADEIRA.
· COLOCAR A MÃO DIREITA NO CHÃO E GIRAR O CORPO SEM SE LEVANTAR;
· COLOCAR A MÃO ESQUERDA NO CHÃO E GIRAR O CORPO SEM SE LEVANTAR;
· PIQUE DO SAPO: É UMA BRINCADEIRA DE PIQUE COMUM EM QUE O PEGA-PEGA É PULANDO COMO SAPINHOS. APÓS A BRINCADEIRA AS CRIANÇAS DEVERÃO COMPARTILHAR A EXPERIÊNCIA.
DEITADA: DISTINGUIR AS POSIÇÕES DE BARRIGA PARA CIMA, DE BARRIGA PARA BAIXO, DO LADOS ESQUERDO E DO LADO DIREITO.
SUGESTÕES:
· INICIAR COM AS CRIANÇAS A HISTÓRIA DE UMA BALEIA QUE FICOU ENCALHADA NA AREIA. AS CRIANÇAS DEVERÃO DAR CONTINUIDADE A HISTÓRIA CONTANDO SOBRE AS POSIÇÕES QUE A BALEIA FICOU. TODOS OS ALUNOS DEVERÃO REPRESENTAR OS MOVIMENTOS DA HISTÓRIA COLETIVA E IMAGINÁRIA DA TURMA. SE POSSÍVEL A PROFESSORA PODERÁ GRAVAR A HISTÓRIA, DEPOIS FAZER O REGISTRO ESCRITO DIANTE DOS ALUNOS OU ATÉ MESMO FILMAR PARA QUE AS CRIANÇAS PERCEBAM A POSIÇÃO QUE ESTAVAM. SE NÃO FOR POSSÍVEL FOTOGRAFAR E FILMAR A PROFESSORA PODERÁ PEDIR PARA QUE ILUSTREM COM DESENHOS OU RECORTEM DE REVISTAS PESSOAS E ANIMAIS QUE REPRESENTEM AS POSIÇÕES DA BALEIA ENCALHADA.
EXERCÍCIOS COMBINANDO AS QUATRO POSIÇÕES: DISTINGUIR AS POSIÇÕES EM PÉ, SENTADA, AGACHADA E DEITADA.
SUGESTÕES:
· PEDIR QUE CAMINHEM AO SOM DA BATIDA DE UM TAMBOR, DE UMA CAIXA, BALDE OU OUTRO OBJETO QUE FAÇA BARULHO, PODE SER UTILIZADA TAMBÉM UMA MÚSICA CANTADA OU TOCADA. QUANDO O SOM PARAR AS CRIANÇAS DEVERÃO PARAR TAMBÉM EM POSIÇÃO DE ESTÁTUA. A PROFESSORA PEGA A FICHA COM O NOME DE UMA DAS CRIANÇAS E ESTA DEVE DIZER EM QUE POSIÇÃO ESTÁ. A BRINCADEIRA SE REPETE ATÉ QUE TODOS PARTICIPEM.
LUCIANA E FLAVIA
COORDENADORAS PEDAGÓGICAS
EDUCAÇÃO INFANTIL
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